“A competência é pessoal, está na mão da pessoa que as desenvolve e exige profundidade, digo, profunda pessoalidade para mergulhar intelectualmente e emocionalmente nas ações que provocam desenvolvimento” (Machado, 2002)
Para se ter uma “Escola Ideal” é necessário um ambiente adequado para o trabalho pedagógico centrado no desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
A equipe gestora deveria ser composta de:
• Direção Administrativa;
• Assistente Administrativo;
• Direção Pedagógica;
• Assistente de Direção Pedagógica;
• Coordenação Pedagógica por área de conhecimento;
• Assistente de Coordenação Pedagógica.
O núcleo operacional que incluiu secretaria, inspetores de alunos e auxiliares de serviços gerais, devem ser em número de acordo com a estrutura populacional da escola.
Partindo destes princípios será possível começar a construção da Escola Ideal que inclui:
• Trabalho interdisciplinar;
• Regimento Escolar bem elaborado;
• Conselho Escolar ativo e participativo;
• Avaliação processual, inovadora e auto-avaliativa;
• Investimento em novas tecnologias;
• Gestão Democrática e participativa;
• Finanças programadas, sabendo gerar rendas;
• Qualificação de Educadores e funcionários;
• Planejamento para “tudo”.
O SUJEITO QUE APRENDE TEM QUE OPERAR COM O TODO E COLOCAR EM JOGO SUAS POTENCIALIDADES CORPÓREA, INTELECTUAL E EMOCIONAL.